quinta-feira, 23 de abril de 2015

Funcionários do IBAMA compram com próprio dinheiro comida para animais apreendidos

O centro de triagem fluminense do IBAMA, aquela mesma instituicao que proibe a criação de animais exoticos em casa, mesmo que esta criação contribuia para a preservação da especie silvestres (os biosistemas estão sendo devastados pelo ser humano e cada vez menos possuem capacidade de sustentar populações) ou de animais exoticos (proibidos de criação no pais) e aprender, receber e tratar os animais apreendidos do tráfico de animais silvestres está sem verba para comprar comida!
Os funcionários do centro vem atuando como verdadeiros heróis, tirando dinheiro do próprio bolso para alimentar os mais de mil e duzentos (1.200) animais que lá estão em recuperação!

A reportagem do Jornal da Band foi atrás da senhora Ministra do Meio Ambiente para saber a posição do Governo Federal, quando ela respondeu:

Não tenho nenhuma informação de que o Ibama esteja sem alimento em Cetas, até porque não pode, porque morrem os bichos“. 

A frase traz aos olhos de quem quer ver o total desinteresse desta figura pública com o seu objeto de trabalho: o Meio Ambiente. Não precisa ser protetor de animais para ficar revoltado com a situação vivida pelo Ibama – RJ.
Agora, ser MINISTRA do Meio Ambiente e tratar da questão com total desdém é, no mínimo, inaceitável.

Infelizmente, este caso do Rio de Janeiro é na realidade o efeito de uma política iniciada no Governo Dilma de desmonte do órgão. O Ibama sofreu sucessivas ações de enfraquecimento, perdendo seu pouco poder e força para com a proteção da vida. Como falou Paulo Adário, na época coordenador da Campanha de Florestas do Greenpeace:
Essa medida faz parte do processo de castração acelerada do Ibama e do desmonte da legislação ambiental brasileira. O Ibama está perdendo cada vez mais seu poder de órgão fiscalizador. Daqui a pouco, os fiscais do Ibama vão estar fiscalizando o trânsito na Praça dos Três Poderes por falta do que fazer“. (O Globo, 10/12/2011).

Izabella Teixeira - Ministra de Meio Ambiente


O órgão impõe dificuldades e muita burocracia para quem quer obter licenças para criar e comercializar os animais silvestres legalmente, favorecendo o tráfico deles e contribuindo para a extinção de especies, pois como ja dito o ecosistema por conta da pecuaria, invasoes de cunho "social" por moradia ou qualquer outro motivo que apareça, esta acabando com a biosustentabilidade de seus habitats naturais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário