quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

'Foie gras' e os sete pecados.... GULA.



Sem lembra da primeira morte do filme Seven de 1995?
Os detetives interpretados por Brad Pitt e Morgan Freeman vão investigar uma desagradável cena de crime onde um homem imensamente gordo foi amarrado e obrigado a comer até a morte. O crime é chocando e a imagem da vitima sendo obrigada a comer aquela overdose de comida chega as raias da desumanidade completa... porem a vida imita a arte neste aspecto, pois é exatamente desta forma desalmada que se obtem o famoso patê Foie gras'.

Esta iguaria típica da França é um patê gorduroso feito com o fígado dilatado de patos, gansos e marrecos. Para que o órgão fique hiperdesenvolvido, as aves são submetidas a uma vida confinada e uma alimentação forçada, composta de uma ração gordurosa.

Em seus últimos dias, a ave come até o fígado crescer 12 vezes

1. No geral, usam-se patos da raça mulard. Nos primeiros 100 dias, eles comem milho e são criados soltos. Depois, é hora de ir para o confinamento, que facilita a engorda.



2. Alguns criadores mantêm iluminação artificial para que o bicho fique mais tempo acordado, para ficarem acordados. São duas doses de ração por dia, por um período de dez dias a quatro semanas. Muitas vezes, a gororoba é injetada por um cano que vai direto ao esôfago, preso ao pescoço por um anel. Esta ração é constituída por muito carboidrato, vindo do amido de milho, além de gordura de porco e de ganso (canibalismo de especie... isto nem em Seven vimos).
Debatendo-se quando o tubo é violentamente inserido na sua garganta, ou pela simples contracção do esófago provocada pela necessidade de vomitar, a ave arrisca-se a asfixiar e a se perfurar mortalmente o pescoço.
A introduçao do tubo provoca lesões no pescoço no qual se desenvolvem dolorosas inflamações e infecções. Esta desequilibrada superalimentação provoca frequentemente doenças no sistema digestivo, que podem ser mortais.
Pouco após este choque diário da engorda, a ave sofre imediatemente de diarreias e de arquejos. Para além disso, as dimensões do seu fígado hipertrofiado tornam a respiração difícil e o andamento doloroso. Chamam esta alimentacao forçada de gavage.

3. O fígado do bicho ganha certo amargor ao tentar metabolizar os excessos da dieta. Hiperestimulado, ele chega a crescer até 12 vezes seu tamanho normal – com a gordura correspondendo a 65% de seu peso. No fim, o órgão de um pato pode atingir 0,5 kg. O de um ganso, até 2 kg.


4. Com pouco mais de quatro meses, o animal está pronto para o abate. O fígado se tornou uma massa semissólida, macia e de cor pálida. A matança chega a tempo de dissimular as consequências da engorda. Os mais fracos chegam muitas vezes à sala de matança jà moribundos, e outros tantos nem conseguem resistir até lá : a taxa de mortalidade dos patos é de dez a vinte vezes mais elevada durante o período de engorda.

5. O 'Foie gras'  tem admiradores que preferem comê-lo recém-retirado do animal. Ele também pode ser cortado em fatias ou cozido e servido frio.

Em alguns paises como o Brasil o 'Foie gras'  é proibido e a triste conclusão que temos, é que realmente o antropocentrismo humano é uma das maiores motivacoes do ser humano quando o assunto é ecologia e bio-diversidade, o que é impensavel e abominavel a um ser humano, pode ser perfeitamente aceitavel a um outro ser vivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário