segunda-feira, 7 de outubro de 2013

São Paulo e o Pico do Jaraguá...


"É extranho não apenas eu, mas qualquer um poderia jurar que aqui teriamos, não uma floresta com indios ou animais selvagens, mas teriamos muito mais verde do que na minha cidade porem vejo muito menos verde aqui..."
(Resposta de Helmut, um colega da cidade de Colonia na alemanha em passagem por São Paulo)

Estamos aqui em São Paulo vivendo uma serie de manifestações proveniente de uma inicial, a inicada pelo MPL contra o aumento de onibus em R$ 0,20 aqui em São Paulo, esta manifestação foi o estopim de diversas outras, solicitando necessidades que estavam a muito tempo na goela da população, como fim das PEC 33 e 37, CPI da copa, dentre outras...
Bem na Turquia temos uma situação analoga, porem o estopim foi outro, foi a tentativa de construir um Shopping em Istambul no local aonde hoje é um famoso parque Taksim Gezi, o ponto verde da cidade, imagine como se fossemos acabar com o nosso Ibirapuera para construir um enorme shopping center.
OK. Um detalhe na turkia é de 6,4 metros quadrados por pessoa (a maioria das grandes cidades europeias tem índice acima de 20), e em São Paulo é de............ 2,6 metros quadrados por pessoa.

Um dos poucos pontos de area verde em São Paulo, falo inclusive de vegetações remanescentes da mata atlântica, é a região do Jaragua, que na pratica seria o primo pobre da Serra da Cantareira.... e tem seu ponto mais famoso é o pico do Jaragua com 1.135 metros de altura.
Quem natural de São Paulo e regioes ja não foi passear por lá, mesmo que quando criança?
Bem a area em geral esta sofrendo uma degradação sem igual, loteamentos clandestinos ou não, desmatamento a noite, escondido das autoridades, acumulo de lixo... e tudo de conhecimento publico, estamos inclusive em vias de construção de nova CDHU e mesmo do "novo" Anhembi.


Será que realmente consciencia ambiental neste pais é piada?
Deveriamos preservar a região, temos fauna e flora nativa da mata atlântica, não é, com o perdão ao Ibirapuera uma PRAÇA gigante.

A algum tempo fui convidado por um amigo monge beneditino e teologo a um debate politico ocorrido na região de Chacara inglesa, que contaria com a presença de varios candidatos a vereador,e conhecendo minha personalidade ele achou que eu apimentaria o debate, neste debate compareceram um candidato do PSOL, uma candidata do PV (minha esperança neste sentido), .. e o entao vereador Eliseu Gabriel (atual Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo do PSB)

O Debate começou com o candidato dos sem-teto(não me lembro do nome) ... ele atuava no assentamento de sem-tetos e como era o procedimento, compravam um lote no jaragua, mata nativa, desmatavam e transformavam em casas populares, dai passamos para a candidata do PV, que apenas e tão somente focou em auxilio de cachorros de rua e castração....acho realmente que ela não tinha entendido bem o conceito de prioridades ecologicas, neste momento indaguei aos dois, que aparentemente estava se dando muito bem, como conciliar a conservação ambiental em areas verdes, com a construção de casas populares nestas mesmas regiões...a resposta foi furtiva...POR PARTE DOS DOIS!
Indaguei pq não utilizar areas ja "urbanizadas" como o centrão ou mesmo antigas regioes de galpoes na periferia como por exemplo os galpoes da vila leopoldina da CAC por exemplo....novamente respostas furtivas....
Indaguei ao presentante do PSOL e ao Eliseu Gabriel, a resposta idem: "é um assunto que merece maiores atenções"....atenção quando, quando não restar uma area verde na região?

É isto amigos, depois todos os presentes apenas perguntando sobre o proprio bairro (chacara inglesa), escoamento de transito...etc....consciencia ambiental: ZERO!

Algo tem que ser feito, temos uma area verde em São Paulo, menor que Toquio, e isto gera dentre outras coisas as enchendes e alagamentos que observamos, fora o ar horrivel e temperatura elevada da capital....será que devemos fazer manifestações e passeatas para afetar o bom senso de nossos "GOVERNANTES"???
Por isto proponho uma petição publica, pois nossos GOVERNANTES oficialmente não tem visão, nem vontade, nem tão pouco empenho...

O que era assim....
Ficou assim...
E ainda vem me falar do Ibirapuera.....
ACORDA SÃO PAULO!